segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

09. Odú Ossá

É o Odú que representa as grandes cabeças e está associado ao crescimento espiritual e material.
Os Orixás que respondem neste Odú são Oyá, Yemanjá, Obaluaê, Aganjú e às vezes Exú. Ossá é um Odú que também está ligado a terra.

Olojí Berekan Ogbonu Agbá é um Babalawô de muito conhecimento e sabedoria, pois é o guardião dos segredos do Culto de Obaluaê. É o grande Esó da terra Yorubá, conhecedor de todos os feitiços, magias e curas medicinais através das folhas. Contou certa vez, que Ossá foi um Odú que perambulou pela terra muitas vezes sem ter o que comer ou beber e toda porta que batia as pessoas costumavam ignorá-lo.
Um dia cansou de tantas ofensas e resolveu procurar um Babalawô que lhe mandou fazer uma oferenda de 09 aves brancas, 09 tatus, 09 galinhas Angola, 09 acarajés e 09 acaçás. Mandou que colocasse tudo dentro de um cesto de palha e que levasse para a terra de Xapanã, Orixá conhecido como Rei das Pérolas. Lá chegando ofertaria tudo ao Rei.
Ossá Mejí sentindo-se assustado falou com o grande Orixá dizendo a ele que já não aguentava mais passar por todas as dificuldades que vinha passando, pois todos os outros Odús tinham muitos adeptos, eram festejados e prósperos, menos ele.
O Grande Rei Xapanã sentiu-se penalizado ao ouvir aquela narrativa. Disse-lhe;
- Deixe aqui somente as aves brancas e em troca lhe darei o poder feminino que me foi deixado de herança por minha mãe, o Ibirí que levará contigo e por onde passar mostrará para todas as pessoas que caçoarem de ti, pois terás o segredo da vida e o conhecimento dos feitiços, serás temido e respeitado por todos que atravessarem teu caminho. Levará o cesto até a região de Xeketé e entregará os acarajés e Rainha Oyá que o receberá com grande festa e honra.
E assim foi Ossá até a distante região de Xaketá e se surpreendeu com a recepção da rainha Oyá que já o esperava e perguntou:
- O que tens pra me oferecer gentil cavalheiro?
E ele respondeu:
- Tenho para lhe oferecer senhora, a minha força de trabalho, dedicação e lealdade.
Oyá, encantada com aquele estrangeiro, novamente falou:
- Mostra-me alguma coisa que tenhas e que possa acrescentar ao meu poder.
E Ossá disse:
- Conheço o segredo da vida e os mistérios da morte.
Oyá falou:
- Pois então me conheces, pois que sou a massa que movimenta o ar e aquela que leva todos os que partem do Ayê de volta para o Orun. Preciso de você
Ossá, para que eu tenha filhos e será padrinho de todos eles. Será a representação das mães que ganham e perdem seus filhos, estarás presente no nascimento e no leito de morte e ninguém falará com Oyá se não for através de Ossá.

Perfil:
Representam os Ajés, os poderes do mal. É um dos Odús mais perigosos. Rege o sangue. São pessoas audaciosas e dedicadas ao amor. Não admitem traição. São admiradoras do lado oculto (perfeitos para serem zeladores de santo). Geralmente são muito zelosos, mas desconhecem a palavra perdão.

13 comentários:

cris disse...

sou mas ou menos assim é a mas pura verdade...obrigado

Anônimo disse...

marcio fala isso tem haver mesmo
nos meus caminhos muitas vezes aparecem muitas pessoas de má indole e de má fé deve ser por causa desse odu ser negativo q puxa para vc as pessoas negativas mas te dá tambem muita força e energia para lutar na vida de ante das dificudade e tambem vc ama intensamente tipo paixão forte

Anônimo disse...

sou da forma que esse odu manifesta mais tentando lutar para o ser humano nao desacredite no milagre de ser mudar o destino com fe claudia

maria aparecida nunes da silva disse...

as minhas características de personalidade, sentimentos, é exatamente como a descrição deste ODÚ OSSÁ, nasci em 27/07/1955, nunca cuidei dos meus orixás, tenho sofrido muito nesta vida.
e-mail: diriya.lacerda@yahoo.com.br
27de dezembro de 2012.

cezar d bale disse...

também faço parte deste enredo.sao muitas as adversidades.hoje com 31 anos e 10 de vodunci consigo me compreender um pouco melhor.obrigado por tao linda postagem que traz um pouco de nós de osá megi.

claudia aurora disse...

quero cuidar de meu cinco odu sou da data 02-09-1977 o qu eu sei se confirma e 9 na testa mclaudiaaurora@ymail.com

Anônimo disse...

Bom dia...sou desse ODU...nos quatro cantos ...sou 9...babi.resende@hotmail.com

maria das dore oliveira disse...

.eu sou maria oliveira eu sou deste odu eu nasce 30 3 1357 eu achei muito o que ve sobre este odu mim responda por favor meu imail mariaciganarosa@gmail.com eu sofro desde que intendo por gente mim aconcelha que devo fazer boa noite

Preta Black disse...

MEUS PARABENS MEU NOME E ASSIS E SOU FILHO LIGITIMO DE IBUALAMA. REALMENTE EU NAO TENHO PENA DA RAÇA HUMANA E SIM DESEJO DE AJUDAR A TODOS POIS NOS NAO SOMOS DIGNOS DE PIEDADE E SIM DE MISERICORDIA.SOMOS OS UNICOS COM O PODER DE DESTRUIR O NOSSO PROPRIO LAR ,A TERRA.SAUDE E PAZ ETERNA PRA VOCE

Preta Black disse...

MEUS PARABENS MEU NOME E ASSIS E SOU FILHO LIGITIMO DE IBUALAMA. REALMENTE EU NAO TENHO PENA DA RAÇA HUMANA E SIM DESEJO DE AJUDAR A TODOS POIS NOS NAO SOMOS DIGNOS DE PIEDADE E SIM DE MISERICORDIA.SOMOS OS UNICOS COM O PODER DE DESTRUIR O NOSSO PROPRIO LAR ,A TERRA.SAUDE E PAZ ETERNA PRA VOCE

Anônimo disse...

sou nascido no dia 29/06/1963 tenho ossá em tudo cabeça nuca fonte Direita fonte esquerda é placenta como devo cuidar desse odú desde de grato py_ter_play@hotmail.com

Anônimo disse...

sou nascido no dia 06/10/1973 gostaria de no meu odú da ossá paulo620@itelefonica.com.br
sou paulo

Anônimo disse...

boa noite ! sou nascida em 08 05 1967 gostaria de saber se eu tenho a ver com Ossa meji? desde ja agradeço meu email é vanise_cavalcanti@hotmail.com grata