quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

06. Odú Obará

Xangô Baru com influencia em Exu, Logum Edé, Oxossi e Oyá.
Este Odú está associado aos Orixás da riqueza, do movimento, da prosperidade, principalmente no fator material. Baru como está ligado ao elemento fogo, a vida e ao movimento, é o principal Orixá a falar neste Odú; tendo Exu como seu mensageiro tudo acaba acontecendo mais rápido. Mas é o Odú que enriquece por causa do desprezo dos outros.
Conta um antigo Babalorixá de Xangô que este Odú nada tinha a oferecer aos seus familiares, toda vez que procurava os outros Odús era desprezado, procurou um Babalawô para saber o que poderia fazer para acabar com a pobreza e a miséria, pois não suportava mais comer migalhas e se sentia derrotado.
O Babalawô disse que ele só ia ter fartura no momento em que ele parasse de fazer as coisas com mesquinharia, que ele deveria fazer durante 06 dias uma mesa com todo o tipo de fartura, às 06hs da manhã e que convidasse todas as pessoas que o desprezava para comer de suas farturas.
O 1º dia ele arriou uma mesa e convidou todos os nobres da vizinhança; cada um deles vinha com sinal de deboche e trazia uma abóbora como desprezo, pois a família de Obará não poderia jamais comer abóbora; por este motivo os nobres continuavam levando todos os dias para a casa de Obará uma abóbora. Todos os dias eles conversavam e riam de Obará, cochichavam dizendo:
- “Quero ver o que ele vai comer quando acabar a comida!”.
E assim seguiam dizendo:
- “Terá que comer abóbora”.
Finalmente no 6º dia Obará já não tinha mais dinheiro, juntou todas as migalhas de casa para dar a última parte da oferenda, o dia amanheceu e a hora foi passando, a fome foi apertando.
Obará não tinha saída e teve que abrir as abóboras para alimentar-se.
Ao abrir a 1ª abóbora deparou-se com vários diamantes, moedas, riqueza das quais o valor era incalculável, Obará não conseguiu entender.
Comprou fazendas, cavalos, construiu palácios, comprou muitos escravos e a partir do dia 06 de Janeiro daquele ano, Obará passou a ser o Odú de maior riqueza e popularidade. Por este motivo, toda vez que Obará responder em nosso jogo, devemos ofertar o melhor que temos, pois ele sempre paga em dobro.
O dia da semana deste Odú é a quarta-feira, as cores são o vermelho e o branco; amante de todas as coisas que tem brilho e valor como: coroas, ouro, notas de dólar são apreciadas por ele.

Perfil:
As pessoas regidas por Obará, possuem grandes idéias e passam boa parte de sua vida tentando realizá-las e dificilmente encontram meios de como começar. Algumas vezes, ou na maioria, fracassam por não pedirem ajuda, porém todo o sofrimento não é duradouro, possuem espírito de luta e não se entregam facilmente. São batalhadoras e possuem o privilégio de muita proteção espiritual.

22 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ligia Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ode1 disse...

Salako “in” Sisteen Cawries, por Robson de Xangô informa que ODU OBARA é:

Obará é o Odu onde nasceu a vida humana e espiritual.
É por este Odu que podemos compreender melhor os assentamentos de Orixás.

Obara quer dizer: "rei do corpo"(físico e espiritual)
Isto não está distoando um pouco. Sou axogum do Ilê Alaketu Ya Oxum em BH,(apensar de morar em São Sebastião do Paraíso-MG).Meu e-mail é ode1@oi.com.br

Anônimo disse...

olá lendo á lenda de obará fiquei muito felis pois amo muito este odum moro em santos s.paulo baixada santista sou de oyá com sango baru sempre que poder mande um e-mail vou ficar grata por tudo no momento estou orfãn de pai de santo preciso muito do apoio dos iirmãos de fé meu e-mail é lucialimapi@hotmail.com meu nome é lucia abraço meu mojubá aguardo

pailedidsangoaganju@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ghaty disse...

Ola maravilhosa a história de Obará, eu gostaria de que me orienta-se para saber se sou regido por Obará pois me identifico muito com ele, aguardo resposta ghaty@bol.com.br

Ghaty disse...

Ola maravilhosa a história de Obará, eu gostaria de que me orienta-se para saber se sou regido por Obará pois me identifico muito com ele, aguardo resposta ghaty@bol.com.br

Veluma Nunes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Psique disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Angela Maria Peçanha disse...

Muito interessante e, confio que OBARÁ, seja meu protetor, sempre pero tudo mas, ao lhe oferecer uma oferenda, volto a ter tudo, Salve OBARÁ
Meu email: angelapecanha@gamail.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Fiquei muito grata pela mensagem, fui pesquisar e fiquei realmente feliz por que nasci em 6 de janeiro.
Gostaria de saber hoje por exemplo é quarta-feira dia 6 e desde ontem quero fazer-lhe uma oferenda.
Por favor envie para caminhantedceu@gmail.com alguma sugestão.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
olga ferreira disse...

ola eu hoje queria fazer uma oferenda a odu obara mas não consegui as frutas de manha ...por isso não fiz e como dizem que o odu deve ser tratado a quarta feira ja não vou fazer,,,Estou muito desesperada e presiso de ajuda material...sou filha de xango com iansa... a minha vida sempre foi de luta mas nunca me faltou o dinheiro para mim e para ajudar aqueles que precisaram e eu ajudei...Ha um ano atraz comecei a perder tudo ate a minha familia me pos de lado consultei pais de santo que sempre me diziam que tudo estava a ficar bem e que eu ia receber tudo o dinheiro que estava a per der hoje estou sem nada pois o dinheiro não me foi pago ...tenho pedido mesiricordia aos meus orixas e queria pedir ajuda ab odu obara...para me abrir os caminhos da prosperidade e e reconquistar tudo novamente pois agora ja não tenho dinheiro para pagar aos pais de santo...ate para comer e pagar as minhas despesas são os meus filhos que estão a fazer,,por favor me ajude ...me diga o que posso fazer para que o meu odu volte a ser positivo...e volte a ter a prosperidade que sempre tive lutando e ajudando quem precisava ie hoje essas pessoas não me ajudam....meu e-mail e olgatferreira@gmail.com....me responda por favor e me ajude....AXE.

juci mar disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
juci mar disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Virginia Lígia Moura de Souza disse...

Gente, mais uma vez estou aqui para pedir que deixem o endereço de e-mail para que eu possa responder as postagens. As vezes as respostas para tantas perguntas, devem ser particulares. Mais uma vez, deixem seus e-mails.
Obrigada
Ligia Moura
virligiams@gmail.com

Anônimo disse...

Olá querida
Adorei seu blog. Gostaria de saber se Ibualamo está no caminho de Obara.
Todos dizem que eu sou filho de Oxóssi, mas que também tenho Logum-Edé muito perto de mim.

Virginia Lígia Moura de Souza disse...

Só poderei responder se vcs deixarem o endereço de e-mail. Bj a todos

Anônimo disse...

Eu sou o filho de Ibualamo que fez a pergunta...
Meu e-mail é brdesoba@gmail.com
Um fato curioso, tudo comigo dá número 6, até conta de restaurante...rs
Eu acho isso muito curioso...

Beijos

Anônimo disse...

ola td bem? souba Paula Bezerra . minha cabeça e regida por o odum Warim,lado esq e direito mãos Obará,placenta Ejiocó, e pés Iká. orixas Oyá Bagan Xango e Oxum. Me explica o q faco p melhirar minha vida pois sempre to insegura atrapalhada e atras de homens.. vivo depressiva angustiada com a vida. sou bonita inteligente meus pais me amam mas me sinto sozinha no mundo. e-mail : heyypaula@hotmail.com me ajude obrigada..