quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

05. Odú Oxé

É representado por Oxum, Iemanjá, Ogum, Oxóssi e Logum Edé.
É um número representando os cinco pontos da cabeça. Tem um Orixá como responsável, não muito cultuado nos dias atuais, mas primordial para a iniciação de uma pessoa, seja ela Ogan, Ekedji ou Yawô, pois não se pode chegar ao Orixá sem antes agradar ao Orí. Por isso ela é conhecida como Yá Orí (senhora da cabeça, mulher da cabeça ou mãe da cabeça).
Oxum tem sua predominância também neste Odú, estando ligada à criação do culto dos Orixás e é representada em um preparado que é colocado sobre o centro da cabeça, que nós chamamos de adoxu. Todo yawô para ser considerado iniciado é necessário receber o Oxú que ligará ele através de Oxum no mundo espiritual. E assim ele nascerá para o mundo dos Orixás e do Candomblé, recebendo um novo nome pelo qual será chamado pelos seus irmãos de santo.
Esta cerimonia é chamada Omo Orunkó (filho dê o seu nome), Orixá Omo Orunkó (Orixá, dê o nome de seu filho).
Este nome ligará esse novo adepto do Culto dos Orixás, a sua família material e ancestral.
Também temos a presença de Oxóssi o caçador. Esse seria Odé Imbô, caçador das profundezas. É aquele que se afogou no rio para provar o seu amor por Oxum, esse é o verdadeiro pai de Logum Edé que também está ligado a este Odú.
As cores desse Odú estão associadas ao azul e o amarelo, as águas e as matas. O dia de cultuar este Odú é a quinta-feira.
Perfil:
São pessoas misteriosas e vaidosas. É mão aberta quando lhe é conveniente. Possui muito charme, além de ser muito inteligente, gosta dos prazeres, são prosas e convencidas, ambiciosas, perseverantes e complicadas no amor. Quase sempre são impetuosas na maneira de agir e com isso, perdem grandes oportunidades, pois sempre haverá um inimigo oculto, tentando com grandes esforços derrotar as pessoas desse Odú

9 comentários:

Eduardo de Bessen disse...

Verdade, verdade, e verdade rsss, Sim, tudo dito e verdade !!! Esse odu rege meus caminhos, e a descrição bate em tudo.
Parabéns Ligia !!!

Anônimo disse...

estou imprecionada!!!!!!!!

silvania disse...

silvania,estou imprecionadissima

klayton silva disse...

Boa noite,MUKUIW gostaria de saber o que é "ECÒS",pois copiei uma oferenda para Ogum,mas não sei o que quer dizer "ECÒS".Agradeço desde já se puderem me responder.


Email- klayton_m_s@hotmail.com

vanderson disse...

meu nome é vanderson
eu tambem estou impressionado pois tem tudo a haver comigo mesmo, esse odu tambem regi meus caminhos
mas gostaria que me esclaressesse algo, fui a um jogo de buzius com uma mãe de santo, resolver problemas de amor, o jogo dela por sinal é muito bom, pois me disse tudo oq eu precisava saber, inclusive descreveu pessoas que andam comigo, porem ela me disse que no amor eu encontrei essa pessoa pelos caminhos de oxe, sendo que sofri muito, ainda sofro um pouco, de acordo com oq vi aqui, todos esses orixas realmente, são os que me regi, pois fui a varios lugares, e me foi confirmado, queria entender pq ele me trariam essa pessoa e permitiria meu sofrimento, sabendo que no jogo foi apontado que uma pessoa estava fazendo trabalho pra nos separar, e me deixar doente.

vandersonf2@gmail.com

Anônimo disse...

OLHA FIQUEI CHOKADO... SEMPRE ME FALALRAM Q EU ERA DE ODE KARE, SENDO Q AGORA MINHA MÃE PERCEBEU Q MEU ORIXAR É ODE IBUALAMA E AGORA Q LI ESSA POSTAGEM TUDO BATE É TODO EU GENTE ESTOU IMPRECIONADO NÃO SABIA MESMO A VERDADE, AGORA EU SEI Q MEU PAI É ODE IBUALAMA ... OKE AROLÊ...

Ligia Moura disse...

Quero pedir para as pessoas que postam comentários, que deixem e-mail para que eu possa responder. Bjs e abraos a todos e AMO VCS, Ligia Moura

MARCIA SANTOS disse...

Bom dia Ligia Moura,venho aqui para tirar uma duvida sobre o odu obarà.
Sei que o dia e quarta feira,sei tambem que tenho que deixar na lua cheia ou crescente 6 moedas para lurear ,numa tijela com 6 colheres de açucar.Porem nao devo colocar no tempo se estiver chovendo.A quizila de obarà è a chuva?Quero arriar uma comida pra ele,mas quero ter certeza de nao fazer nada errado,fazer um bocado de farinha com mel,outro com caldo de cana,com agua com açucar,com azeite doce,outro com dende,e com vinho branco suave,colocar uma moeda em cada farofa e colocar na abobora moranga depois andar com ela na minha casa toda e chamar por odu obarà,deixar em minha casa por 24 horas e depois dar caminho num gramado,tem alguma coisa de errado?se chover posso deixar as moedas dentro do pote com 6 colheres de açucar e depois me banhar?por favor me tire esta duvida, e de quanto emquanto tempo posso arriar este gambelo?beijinhos e aguardo resposta axè!
h

MARCIA SANTOS disse...

Bom dia Ligia Moura,venho aqui para tirar uma duvida sobre o odu obarà.
Sei que o dia e quarta feira,sei tambem que tenho que deixar na lua cheia ou crescente 6 moedas para lurear ,numa tijela com 6 colheres de açucar.Porem nao devo colocar no tempo se estiver chovendo.A quizila de obarà è a chuva?Quero arriar uma comida pra ele,mas quero ter certeza de nao fazer nada errado,fazer um bocado de farinha com mel,outro com caldo de cana,com agua com açucar,com azeite doce,outro com dende,e com vinho branco suave,colocar uma moeda em cada farofa e colocar na abobora moranga depois andar com ela na minha casa toda e chamar por odu obarà,deixar em minha casa por 24 horas e depois dar caminho num gramado,tem alguma coisa de errado?se chover posso deixar as moedas dentro do pote com 6 colheres de açucar e depois me banhar?por favor me tire esta duvida, e de quanto emquanto tempo posso arriar este gambelo?beijinhos e aguardo resposta axè!
h